Tipos de Rações
- Exemplo Pet
- 14 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Ração é uma mistura de ingredientes equilibrados para fornecer todos os nutrientes exigidos pelos Pets. Nas rações existem todos os nutrientes necessários aos pets. É uma ciência nutricional que envolve profissionais habilitados a fazer a dieta correta.
No mercado, existem inúmeras rações, podendo ser diferentes no tamanho, na forma, sabores, cores, marcas e principalmente no preço. Mas o que se deve levar em conta na hora da escolha , é se a ração vai atingir a exigência nutricional de seu pet de acordo com o porte, idade ou condições de saúde.O tipo da ração é determinada pela qualidade dos ingredientes usados em sua composição, que influenciará diretamente em sua digestibilidade, ou seja, na capacidade do Pet absorver os nutrientes e usá-los em seu metabolismo. Aqui em nosso Blog, classificamos, as rações disponíveis no mercado, em cinco níveis e um sub-nível:
1-RAÇÃO DE COMBATE: Rações de combate são as mais comuns e baratas do mercado pet. Embora seus nutrientes sejam balanceados, ela é pouco digerível devido aos produtos, normalmente são produzidos a partir de proteínas animais e vegetais de baixa qualidade, ou seja, usam farelos de ossos, soja, penas trituradas (isso mesmo!), trigo e milho, o que torna a digestão e aproveitamento dos nutrientes, muito mais difícil para o pet. Na verdade, para adquirir a quantidade de nutrientes necessária para manter a saúde do animal, os pets teriam que ingerir uma quantidade imensa dessa ração. Além disso, nesse tipo de produto, para mascarar o gosto de todos esses resíduos, é usada uma quantia grande de produtos químicos para melhorar o gosto dela e também corantes e conservantes. Mesmo sendo tão inferior esse tipo de ração, ainda é preferível administrá-la ao animal a dar comida caseira sem orientação nutricional de um veterinário. Uma das desvantagens dessa ração é o aumento do volume de fezes, já que o animal não absorve muito dela e acaba liberando muitos dejetos.
2-RAÇÃO STANDARD: compromisso maior com a qualidade e são formuladas com ingredientes qualitativamente melhores que as rações de combate. Contêm farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal, etc. Porém ainda não são “ideais”, pois se alcança percentual proteico com ingredientes de menor digestibilidade, como a soja ou o glúten. Quanto ao custo, estão numa faixa intermediária de preços.
3-RAÇÃO PREMIUM: A ração premium é um tipo de alimento intermediário, ou seja, não é tão superior como você imaginava. Também é produzida a partir de proteínas vegetais, leia-se mais baratas, porém, essas matérias-primas tem um pouco mais de qualidade que as rações standard. É formulada a partir de resíduos dos frigoríficos, como intestinos de aves .Para o pet, essas rações são bem mais fáceis de digerir que as rações comum, já que possui alguns componentes animais que fornecem mais nutrientes na absorção do trato digestivo deles. Diminuem o volume de fezes do pet, já que tem menos resíduos na composição, muito embora ainda contenham grande quantidade de conservantes, corantes e palatabilizantes (produtos químicos que melhoram o gosto da ração).
3a:RAÇÃO HIGH PREMIUM: A ração High Premium é uma ração Premium porém com algumas melhorias. Vale ressaltar a qualidade da proteína animal e das fibras.Também não utilizaz corantes. Este Blog observa em algumas marcas HIGH PREMIUM é que a proteína animal é o primeiro ingrediente em sua composição, antes de grãos (milho, arroz, soja, etc).
4-RAÇÃO SUPER PREMIUM: Esse tipo de ração É a "elite" da alimentação animal industrializada pois é balanceada corretamente e composta de forma ideal para os pets. Produzidas totalmente a partir de proteína animal, têm maior aproveitamento na digestão do pet, além de usarem apenas conservantes naturais na sua composição, ou seja, sem os famosos corantes e produtos químicos para alterar o paladar do produto. DEVIDO A ALTA qualidade da matéria-prima, são as mais caras. No que tange a saúde e bem-estar do animal, vale pesar o custo-benefício .Por causa da sua alta concentração de nutrientes, a ração super premium faz com que o Pet se sInta satisfeito mesmo com porções menores. E como ela quase não possui resíduos, acaba sendo melhor aproveitada pelo sistema digestivo do animal e resultando em fezes menos volumosas.
5-RAÇÃO COADJUVANTE(CLÍNICA): Formuladas com ingredientes de alta qualidade, PORÉM têm indicação clínica, sendo auxiliares no tratamento de diversas enfermidades(cardíacas, hepáticas, renais, alérgicas, obesidade, neurológica) . Seu uso deve obedecer aos critérios do Médico Veterinário responsável pelo Pet.
Fontes: tudosobrecachorros.com.br - portalpets.com.br - portaldodog.com.br
Comentários